segunda-feira, 2 de agosto de 2010

Previsões para o mercado de TI em 2010

Previsões para o mercado de TI em 2010

Com o final da crise, nível de investimento retornará ao patamar de anos anteriores

Por Guilherme Folly


O mercado de Tecnologia da Informação voltará a esquentar nos próximos meses estimulado, principalmente, pelos gastos da América Latina com o setor. É o que aponta o estudo anual da consultoria IDC para o ano de 2010, que também registra o retorno dos investimentos a longo prazo por parte das empresas.

Entre as previsões para este ano estão:

1. Maior mobilidade na mão de uma onda de produtividade pessoal e profissional.

A consultoria afirma que até o final de 2010 serão vendidos na AL mais de 43 milhões de computadores portáteis. Pela primeira vez na história, os portáteis superarão em venda os desktops.

O mercado dos netbooks seguirá ampliando-se em toda a região. Em alguns mercados, acredita-se que a composição entre a venda de netbooks e notebooks será quase 50% e 50% este ano.
Já os smartphones tendem ao nível recorde de venda, com mais de 11 milhões de unidades.
2. A evolução do vídeo impulsionará a próxima onda de verdadeira oferta de Triplo Play.
Na busca por continuar competitivos, evitar a perda de clientes e aumentar seus rendimentos, prestadores de serviços, telecomunicações e TV paga aumentaram o desenvolvimento de produtos durante 2009. A aposta aqui é no desenvolvimento da IPTV, método de transmissão de sinais televisivos com base no protocolo IP, principalmente no Brasil e no México.

A televisão digital ganhará destaque no ano da copa do mundo de futebol. Assim, também o acesso de banda larga sentirá o impacto de milhões de usuários em linha, estimulando o crescimento de assinaturas de banda larga em até 20%.
 3. As aplicações móveis de conteúdo governarão através de 3,5G (HSPA).

Para 2010, espera-se que a demanda continue aumentando, encurtando o caminho para a geração 4G. Por enquanto, o 3.5G domina a penetração no mercado, sendo o padrão em mais de 50 carriers em 20 países.

Os investimentos em infraestrutura wireless representaram 2/3 do total de gasto em equipes de transporte de telecomunicações na América Latina durante 2009, e se espera manter este nível em 2010, chegando a quase $ 4 milhões de dólares.

4. Novos modelos de infraestrutura definirão a monetização dos investimentos dos operadores em redes de nova geração em 2010.

A consultoria espera que 2010 seja o ano em que os provedores e os equipamentos de serviços e de redes da América Latina capitalizem e aumentem os investimentos em redes de nova geração.

Também é possível afirmar que o transporte óptico, roteadores, switches, a infraestrutura de vídeo e o acesso às tecnologias da nova geração gerarão crescente investimento em 2010.

5. "Dynamic IT", a base para “Private Cloud”, o primeiro passo na evolução para novos modelos de infraestrutura.

As restrições orçamentárias durante 2009 foram a força catalisadora de adoção de novas tecnologias (principalmente virtualização), mas também impulsionaram às organizações a procurar modelos alternativos na entrega de infraestrutura.

A nova dinâmica de mercado impulsionará os provedores de sistemas a transformar suas ofertas e prover uma infraestrutura pronta para virtualização que inclua: processamento, armazenamento e conectividade em forma integrada sempre que seja possível. Neste caminho, também veremos a aparição de novos players no mercado como provedores de serviços de telecomunicações, provedores de outsourcing e canais especializados com capacidades de entregar e implementar soluções complexas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário